top of page
vinyl-4722544__340.jpg
ISO - Identidade Sonora

O princípio de ISO é um conceito totalmente dinâmico que resume a noção de existência de um som, ou conjunto de sons, ou o de fenômenos acústicos e de movimentos internos, que caracterizam ou individualizam cada ser humano.

Esse conjunto de movimento-som condensa os arquétipos sonoros herdados onto e filogeneticamente. Evolutivamente se lhe agregam as vivências sonoro-vibratórias e de movimento durante a vida intra-uterina, no período gestacional. Mais tarde se enriquece com as experiências vividas durante o parto, nascimento e durante todo o tempo de vida.

São cinco estruturas dinâmicas de ISOS:

  1. ISO Gestáltico ou Gestalt é a identidade sonora total do indivíduo.

  2. ISO Cultural é o produto da configuração cultural global da qual o indivíduo e o seu grupo fazem parte.

  3. ISO Universal é uma estrutura dinâmica sonora, que caracteriza ou identifica todos os seres humanos, independentemente dos seus contextos sociais, culturais, históricos e psicofisiológicos.

  4. O ISO Complementar estrutura-se temporalmente devido às pequenas mudanças que se produzem a cada dia, por efeito de circunstâncias ambientais.

  5. ISO Grupal é a identidade sonora de um grupo humano, produto das afinidades musicais latentes, desenvolvidas em cada um de seus membros.

Rolando Benenzon

Voltar
bottom of page