top of page

Música - Geradora de expectativas

Atualizado: 15 de mai. de 2019


A geração e a manipulação de expectativas estão no cerne da música, dando-se de infinitas maneiras. O Steely Dan o faz tocando canções essencialmente blues (em suas estruturas e progressões), mas adicionando harmonias inabituais para fazer com que soem como se não fossem blues - por exemplo, na canção "Chain Lightning", Miles Davis e John Coltrane fizeram fama re-harmonizando progressões típicas do blues, conferindo-lhes sons diferentes e ligados ao mesmo tempo ao familiar e ao exótico. Em seu álbum solo Kamakiriad, Donald Fagen (do Steely Dan) apresenta canções com ritmos de blues/funk que nos levam a esperar a habitual progressão de acordes do blues, mas a canção inteira é executada num único acorde, sem jamais se afastar dessa posição harmônica.


Em "Yesterday", a principal frase melódica tem sete compassos; os Beatles nos surpreendem desrespeitando um dos pressupostos mais básicos da música popular, a unidade frasal de quatro ou oito compassos (quase todas as canções de rock/ pop têm ideias musicais organizadas em frases com essa duração). Em "I Want You (She´s So Heavy)", os Beatles decepcionam as expectativas esboçando um final hipnótico e repetitivo que parece prolongar-se infinitamente; em função de nossa experiência em relação aos finais das canções de rock, esperamos que ela vá lentamente diminuindo de volume, num tipo clássico de encerramento. No entanto, ela se encerra abruptamente, e nem mesmo no fim de uma frase - mas bem no meio de uma nota".


Os Carpenters usam o timbre para decepcionar expectativas de gênero; provavelmente eles eram o último grupo que o público esperava ouvir tocando uma guitarra elétrica distorcida, mas foi o que fizeram em "Please Mr. Postman" e algumas outras canções.


Os Rolling Stones - na época, uma das bandas de rock mais hard - haviam feito exatamente o oposto alguns anos antes, usando violinos (por exemplo, em "lady Jane"). Quando o Van Halen estava no auge, surpreendeu os fãs lançando uma versão heavy metal de uma velha canção esquecida dos Kinks, "You Really Got Me".


A banda The Police tornou-se famosa justamente decepcionando as expectativas rítmicas. No rock, a principal convenção rítmica é um acento constante nos tempos dois e quatro. A música reggae altera o procedimento entrando com a caixa clara nas batidas um e dois e, em geral, uma guitarra nas batidas dois e quatro. A banda associou o rock ai reggae, criando um novo som que ao mesmo tempo atendia certas expectativas e frustrava outras. Sting com frequência tocava partes de guitarra baixo completamente novas, evitando os clichês do rock que consistem em tocar no tempo fote ou sincronicamente com o bombo. Como disse Randy Jackson, juiz do American Idol e grande baixista, na época da década de 1980, as linhas de baixo de Sting são completamente originais e nunca poderiam se adaptar a canções de outros compositores.



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page