top of page

Dica para viver bem - o que é percepção seletiva?


Percepção seletiva é um mecanismo neurológico que categoriza nossa apreensão da realidade baseado em nossas necessidades de autopreservação.

Alguns autores dizem que essa autopreservação é nosso maior e mais forte instinto e que regula todos os outros.


A terapia cognitiva comportamental (Aaron Beck) sustenta com muita propriedade, que possuímos estruturas organizadoras de nossas crenças sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre o futuro - e o que isso quer dizer?


Quer dizer que se esse sistema de crenças estiver no seu polo negativo, por motivos diversos, nossa apreensão da realidade visual por exemplo, começará a captar situações do cotidiano num padrão de experiências para autopreservação - é como se o sistema perceptivo começasse a se armar para uma batalha e quanto mais informações sobre batalha apreendidas no cotidiano melhor...


Passamos a ver o mundo como um campo de batalha...

Suas "belezas" são suprimidas e nos tornamos uma biblioteca pessimista, reunindo cada vez mais negatividades em nosso sistema consciente - pré-consciente - inconsciente... e consequentemente a isso, depressão...


Uma forma de se contrapor a essa força "negativa" de autopreservação, está também na produção do neuropeptídeo potentíssimo que é a endorfina (muito mais forte que a morfina) para nos ajudar, e para que não compremos caixas e mais caixas de chocolate; o condicionamento de gratidão pela vida e ótimas amizades (mesmo em momentos complicados), e por tudo de bom que ela já nos deu, funciona muito bem para a produção de endorfina... sim é muito possível!!


Esse "otimismo" é capaz de mudar imediatamente nossa estrutura de crenças passando então a captar coisas do nosso cotidiano mais positivas e inspiradoras.


E isso não nos tornaria alienados??


Não necessariamente; nosso instinto de autopreservação trabalha muito bem de maneira autônoma nas esferas pré-consciente - inconsciente para resolução de problemas... questão de treino.


leonardo

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page