top of page

As linguagens da música

Atualizado: 15 de mai. de 2019


A árvore de Jessé, uma obra medieval, que reflete a importância da música na vida - árvore genealógica de Jesus

A música mundial compreende uma vasta família de linguagens afins, cada uma com seu próprio vocabulário, gramática e literatura. Muitas dessas linguagens possuem um enredo escrito de grande beleza. Em todas as civilizações, a música tem sido considerada preciosa e significativa, e os livros de música e instrumentos musicais têm sido profusamente decorados com pigmentos raros, metais preciosos e pedras preciosas, por gerações de artesãos habilidosos e dedicados.


Hoje, nós estamos mais familiarizados com a representação visual da música européia ocidental, com suas pautas musicais de cinco linhas e notas, como as mínimas e as concheias. Os símbolos musicais pintados têm uma história estendida sobre séculos de desenvolvimento gradativo, impelidos por mudanças, que se fizeram necessárias devido à inovação musical e à evolução dos instrumentos musicais.


Além do indivíduo, a música possui notável poder para unir e motivar grupos e comunidades. Nações inteiras permanecem unidas e extasiadas pela música de espetáculos em cerimônias de estado. As bandas, os corais em massa, os concertos de rock, as maratonas populares e os grandes patrocinadores esportivos, em paradoxo com a vitória ou derrota, são todos exemplos da música que se faz presente e concentra as emoções particulares em uma única energia, suficientemente intensa para elevar as experiências partilhadas a um nível de êxtase.




12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page