O ser humano nasceu para ser saudável. Todo o organismo humano tende naturalmente para o equilíbrio. Existe no corpo um princípio regulador de auto-sustentação, um princípio teleológico que rege todas as leis do corpo e que faz com que tendam naturalmente à perfeição.
O corpo é uma síntese misteriosa de energia várias, biológicas e psíquicas que, combinando-se entre si, produzem um ser inteiro, que é a expressão mais perfeita da unidade. Essa relação de energias caminha, não apenas biologicamente, mas ontologicamente, para a procura de sua autodeterminação e definição.
Essa pré-orientação organísmica para a equilibração que os indivíduos possuem, de certo modo, se exacerba na sua função reguladora quando o organismo se encontra na iminência de um desiquilíbrio. A força quântica do grupo emana, em grande parte, dessa função auto-reguladora. O grupo, como unidade, como matriz, absorve essa energia auto-reguladora de cada indivíduo e a transforma em energia grupal auto-reguladora de cura. O que é propriedade dos corpos passa a ser propriedade do grupo.
O corpo está em íntima relação com o mundo. Precisa de água, sol, ar, contato. Essa pré organização para o equilíbrio se rompe no momento em que se quebra a relação nutritiva entre o organismo e o ambiente. A recuperação desse equilíbrio perdido não é mágica, passa por uma revisão cuidadosa da relação corpo-ambiente.
Agir apenas sobre sintomas, quer sejam biológicos ou psíquicos, é dividir o que, por essência, é inteiro, é uno. É transformar o acidental no essencial, pois a cura sintomática é sempre uma ilusão, porque se esquece dessa totalidade que é característica fundamental do organismo humano. A cura é um ato muito mais grandioso que a simples recuperação do biológico.
A doença, por outro lado, é uma desarmonia entre o corpo biológico e o self, o eu. Curar é tratar essa desarmonia. Curar é restituir o equilíbrio harmônico entre as diversas partes do corpo humano, porque somos uma totalidade significante e não um conjunto de membros unidos um ao outro. Na realidade, eu estou inteiro em cada pedaço de mim mesmo. Curar é um processo com múltiplas facetas:
É uma ciência, é uma técnica, é uma arte.
Gestalt-terapia
O processo grupal